domingo, 19 de dezembro de 2010

Estranheza!

Depois de terminar o momento da minha vida que me levou à criação deste blogue eis que agora penso em continuá-lo, mesmo já não estando no Rio. Pensei para mim mesmo e até perguntei a opinião a amigos  e familiares e todos me disseram para continuar. Talvez mudar o nome, talvez não?! Talvez mudar apenas o endereço, talvez não?! A minha consciência e o meu coração dizem-me, neste momento, para não mudar nada.

Mas porquê? Perguntei-me várias vezes se não deixaria de fazer sentido ter um blogue em Lisboa com o título da minha cidade de Intercâmbio mas a razão desta decisão de manter o nome é simples de explicar: neste momento continuo a viver um turbilhão de sentimentos, de simultânea felicidade e bem estar por ter revisto os pais e avós, o mano, a Joana e o meu lindo sobrinho e também as minhas casas, mas também de tristeza e muita Saudade e Nostalgia por ter abandonado a cidade que habitava há mais de 5 meses e as suas rotinas, e as suas pessoas, e os amigos e as experiências maravilhosas que por lá vivi.

Sei que a rotina, as preocupações e o stress se encarregarão de me afastar emocionalmente deste estado de alma, destes sentimentos, quando os meses começarem a passar e o Rio estiver cada vez mais longe e for cada vez mais uma boa e terna recordação, mas por agora isso não acontece. Está tudo bem presente, tudo bem fresco na minha memória, no meu coração, na minha pele e nos meus pensamentos fogídios. Às vezes fecho os olhos para retomar as imagens que tantas vezes tentei gravar em fotografia da Lagoa, da Praia do Leblon, da nossa casa, da PUC, dos nossos amigos, do Corcovado ou do Sol abrasador de Verão.

Por agora quero-me tornar refém destes sentimentos de Saudade, desta tristeza nostálgica que pouco a pouco irá desaparecer. Em breve terei a oportunidade de falar com amigos, com a dra., com a família e mostrar fotos e falar de experiências e momentos que sempre guardarei na minha memória, o que também servirá como uma espécie de purga emocional para levar avante tudo aquilo que vem por aí.


Terminar apenas dizendo que nestes dois dias em Lisboa houve momentos que me tocaram especialmente. Em primeiro lugar a saída do aeroporto com os pais à espera em que a primeira pessoa a abraçar depois de 6 meses de afastamento foi o pai que me deu um abraço daqueles bem fortes e calorosos. Depois o beijo e lágrimas de felicidade da mãe que souberam melhor que tudo nesta vida (é nestes momentos que nós realmente percebemos o quanto eles nos vão fazer falta um dia!) e depois o beijo e abraço dos avós e o seu olha de admiração e espanto, como também o abraço apertado da madrinha. Além disto a alegria do mano, da Joana e do meu pequenino Caetano que me receberam tão bem com fortes abraços e beijos dizendo "Bem-Vindo de Volta!" e com o sobrinho a sorrir e reconhecer bem o tio ao fim de tanto tempo. Emocionou-me. Depois o facto de ter descoberto que perdi 18 quilos o que me coloca um desafio de tentar manter o meu actual peso e por último a emoção que não consegui controlar ao começar a ler a minha mensagem de fim de Intercâmbio  neste próprio blogue quando comecei a chorar enquanto lia. Aí a mãe abraçou e beijou e acho que percebi pela primeira vez que também alguém deste lado percebia aquilo que eu estava a sentir: este turbilhão de sentimentos, esta estranheza que por agora me vai invadindo!

Muitos beijos e abraços

Alex

Sem comentários:

Enviar um comentário