sábado, 9 de outubro de 2010

Depois da Tempestade...a Bonança!!!!!

Ao fim de 3 semanas atarefadas de provas quebrámos finalmente o ciclo de estudos com dois passeios que há muito queríamos fazer, tanto eu como o Francisco!

Na passada 6ª feira fomos à Confeitaria Colombo (já nossa tão conhecida!) para almoçar uma vez mais e de seguida partimos à descoberta da Ilha Fiscal. E perguntam-se vocês o porquê deste nome!? A Ilha fica bem centrada na Baía de Guanabara, principal ponto hídrico, como todos sabem, da Cidade do Rio, virada para o único ponto de abertura ao Oceano Atlântico de toda a Baía. Em meados do século XVII o Governo Estadual, apercebendo-se da importância da localização da Ilha pensou que ela poderia funcionar como um ponto de fiscalização de todas as embarcações que entrassem na cidade. Assim, a Ilha tornar-se-ia um primórdio daquilo que são hoje as Alfândegas.

Mais tarde, a beleza da Ilha, com o seu Palácio em verde esmeralda condizendo com as águas da Baía, chamaria a atenção do Imperador D. Pedro II e de sua esposa D. Teresa Cristina, assim como de toda a nobreza e alta burguesia dos meados do século XIX. Mais tarde, como testemunha da Amizade entre o Brasil e o Chile, o Imperador ordenou a organização de um Baile para a recepção de um dos mais altos representantes do Exército Chileno.

Com perto de 2000 mil convidados, a Família Real chegaria na Barca Imperial, uma magnífica embarcação em estilo Roccocó com inúmeras peças de porcelana e tapeçaria, e os restantes convidados em embarcações que desciam da actual Praça XV, no centro da cidade, de 20 em 20 minutos, também elas esplendidamente ornamentadas. Numa festa que durou toda a noite no exterior devido ao elevado número de convidados e ao forte calor que se fazia sentir! Mas o Baile ficaria marcado por um acontecimento único... Seria o Último Baile da Côrte Imperial. Dias depois, o Imperador seria deposto e a República seria proclamada.

Hoje, a ilha é um dos pontos turísticos mais requeridos do Rio e alberga não só uma exposição magnífica sobre os hábitos, fauna e flora da Amazónia mas também a visita ao Palácio onde decorreu o último baile imperial. Além disso, os Jardins com vista sobre toda a Baía são magníficos para umas fotos com amigos!


Sem comentários:

Enviar um comentário